Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Glen Batoca – Artista Visual

Compartilhe:
batucada

image-2

 

Glen Batoca é um bamba dos traços! E ainda por cima também é amante do Samba…. Assim que eu bati os olhos numa de suas caricaturas não consegui parar de contemplar as suas outras criações: Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Almir Guineto, Dorival Caymmi, mestre Monarco, Padeirinho, Elizeth Cardoso, Jamelão, Noel Rosa, Carmen Miranda… Estavam todos lá, num mesmo espaço, como numa boa roda de samba.

 

Pra firmar parceria com o Glen foi um pulo. Começamos em julho de 2016 lá no Instagram do Papo de Samba, com o ‘Arte Musicada’, em que eu escrevia textos sobre os seus ‘sambistas caricaturados’ com um sambinha deles de fundo. E fomos além: a logo do aplicativo Carnaval na Sapucaí também é cria dele. O desenho, feito há alguns anos pelo artista visual, foi gentilmente cedido para que virasse a marca do app com um imediato: “Oi, Denise, que legal… Pode contar comigo!” e com um ainda mais rápido envio da imagem por email. Mais um gol de placa.

 

Glen desenha desde criança, mas foi em 2001 (um ano após se formar em Publicidade) que ele se profissionalizou. E desde então passou a atuar nos mercados publicitário, editorial e fonográfico, além de participar, como caricaturista, de diversos salões de humor. Estudou pintura no Parque Lage e realizou trabalhos para Universal Music, Forever Living, Instituto Zeca Pagodinho, entre outros.

 

Conquistou prêmios e menções honrosas (daqui e de fora, como no World Press Cartoon e foi uma das estrelas da 1ª Bienal Internacional da Caricatura no Rio de Janeiro. Atualmente é destaque no cenário da caricatura contemporânea brasileira e mundial e tem o reconhecimento de grandes artistas dessa arte.

 

Lúcio Murucci, pesquisador, historiador e autor de alguns livros do gênero definiu com maestria o talento e a originalidade do trabalho de Glen. E do seu primoroso texto destaco a seguinte parte:

‘… J.Carlos, Nássara, Al Hirschfeld, e o próprio Loredano poderiam ser citados como artistas referenciais para a sua obra, mas Glen é ele mesmo, único e pessoal, um artista que vem romper fronteiras definitivas, sobretudo, na maioria das vezes, levando à frente o rompimento com o realismo na caricatura, definindo em poucos traços os seus caricaturados. Em algumas produções ele é de uma síntese geral, genial, “glenial”…’.

 

Em abril de 2017 firmamos mais uma parceria com a coluna ‘Samba Traçado’, uma continuidade do trabalho que iniciamos lá no Instagram. Glen, que prazer conhecer a delicadeza reveladora de seus traços, admirar a forma peculiar com a qual você retrata os seus caricaturados e (re)descobrir tantos personagens, velhos conhecidos meus! E que honra poder compartilhar as suas obras. E uma delas como sendo a marca oficial de um dos meus trabalhos. #OrgulhoMeDefine

Obrigada, querido!

 

Denise Carla

 

Glen Batoca é o responsável pelas ilustrações da coluna Samba Traçado, em parceria com a jornalista Denise Carla que assina as pesquisas e os textos dos artigos.

 

Em tempo: vocês podem conferir todos os belíssimos trabalhos de Glen Batoca no Instagramno blog ou no YouTube

Contato: glenbatoca@hotmail.com

Lá no Instagram

  • Que notcia boa! A fotgrafa Lcia Regina de Mello Freitashellip
  • Quem se identifica? Zeca Pagodinho d at pra guardar guahellip
  • Corra que o futuro vem a  o ttulo dohellip
  • Notcia pra deixar o domingo bem feliz o cantor Luizhellip
  • Morreu na noite desta sextafeira 23 aos 87 anos ohellip
  • O grande Chico Buarque sentenciou Quero ficar no teu corpohellip
  • Bora conferir os indicados na categoria Samba da 28a ediohellip
  • Luto no mundo da msica do Samba e do Carnavalhellip
  • E o povo na rua cantando  feito uma rezahellip

Curta nossa Fanpage

Nossas Redes Sociais