Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dia Nacional do Choro terá maratona musical gratuita

Compartilhe:
fb_img_1492793084709
Começa em: 23/04/2017 Termina em: 23/04/2017

Secretaria Municipal de Cultura inclui Dia Nacional do Choro no calendário cultural oficial do Rio de Janeiro 

 

Celebrado todo 23 de abril, o Dia Nacional do Choro vai entrar definitivamente para o Calendário Cultural Oficial da Cidade.

A Secretaria Municipal de Cultura idealizou, juntamente com Instituto Casa do Choro, uma maratona de shows simultâneos que reunirá mais de 80 músicos. O grande homenageado da festa será Pixinguinha, que comemoraria, exatamente nesta data, 120 anos.

O evento vai reunir grandes nomes, como Zé da Velha, Silvério Pontes Pedro Amorim, Marcelo Bernardes, Pedro Paulo Malta e Nina Wirttti, além dos grupos Cordão do Boitatá, Os Matutos, Choro na Rua, Choro da Glória, o projeto Pixinguinha para Crianças, o bandão da Escola Portátil de Música e a Orquestra Furiosa Portátil. Os shows vão começar em diferentes espaços até todos tomarem a direção do Largo da Carioca. O evento também abre o centenário do choro-canção “Carinhoso”, célebre composição de Pixinguinha, feita em 1917.

O choro é um estilo musical tipicamente carioca. Incluir o seu dia no Calendário Oficial da cidade era uma obrigação. Temos essa importante parceria com a Casa do Choro, tendo a frente a curadoria da Luciana Rabello. Acredito que o mestre Pixinguinha ficaria feliz – disse Nilcemar.

O grande evento terá início às 14h30 com shows de Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória durante todo o trajeto da barca Paquetá x Rio e com o grupo Os Matutos, que sai da estação Rodoviária no VLT do Choro.

O Cordão do Boitatá e o projeto Pixinguinha para Crianças acontecem na Praça XV, no mesmo horário, enquanto o Choro na Rua faz a festa em frente à livraria Folha Seca com participação especial de Zé da Velha e Silvério Pontes.

Professores e alunos da Escola Portátil de Música começam uma roda de choro no Largo da Carioca. Quando a barca de Paquetá chegar ao Rio, instrumentistas e espectadores vão se encontrar com o Cordão do Boitatá para um cortejo de todos os músicos, que seguirá para a Carioca, onde serão recebidos para execução de “Carinhoso”, com o Bandão e Coral EPM.

O encerramento será no Largo da Carioca com a Orquestra Furiosa Portátil e seus convidados: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta. Na ocasião, também será feita uma homenagem a Severino Araújo, fundador da Orquestra Tabajara, cujo centenário de nascimento se comemora justamente neste 23 de abril de 2017.

“O Dia do Choro já existe há bastante tempo, mas agora ganhamos um evento de celebração oficial e anual, a exemplo do que já é realizado no Dia do Samba”, comemora a presidente do Instituto Casa do Choro, pesquisadora musical e cavaquinista Luciana Rabello. “Nosso objetivo é ser o mais abrangente possível, reunindo toda a família ‘chorona’ da cidade”.

 

Serviço:

Dia do Choro

Programação gratuita

14h30 às 16h – Cinco eventos simultâneos:

 

14h30:

? Barca Paquetá x Rio – Show na Barca (concentração 14h, saída da barca 14h30): Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória

Choro da Glória é: Anderson Balbueno (pandeiro), Bernardo Diniz (cavaco), Diego Terra (sax), Lucas Porto (violão 7 cordas), Pedro Barros (violão de 6 cordas) e Rodrigo Milek (clarinete).

 

? VLT do Choro (concentração 14h na estação Rodoviária, saída às 14h30): Roda de choro com Os Matutos

Os Matutos é: Everson Moraes (oficleide), Aquiles Moraes (trompete e flugelhorn), Tadeu Santinho (flauta e flautim), Marlon Júlio (violão de 7 cordas), Pablo Carrilho (violão de 6 cordas), Lucas Oliveira (cavaquinho), Maycon Júlio (bandolim), Marcus Thadeu (percussão), Magno Júlio (percussão) e Thiago Osório (tuba).

 

? Praça XV: Show “Pixinguinha para Crianças” voltado para o público infantil e Baile Cordão do Boitatá

Pixinguinha para Crianças é: Daniel Fernandes (violão de 7 cordas), Marcelo Cebukin (sax, flauta e flautim), Milena Sá (pandeiro), Joana Saraiva (sax, flauta e flautim), Bernardo Diniz (cavaco) e Luzia de Mendonça (brincante).

 

? Rua do Ouvidor (em frente à Livraria Folha Seca): Roda de choro com Choro na Rua e participação especial de Zé da Velha e Silvério Pontes.

 

? Largo da Carioca: Roda de Choro com professores e alunos da Escola Portátil de Música

 

16h:

? Praça XV: Cortejo do Cordão do Boitatá

Saindo da Praça XV, encontrando os músicos da Rua do Ouvidor e seguindo pela Sete de Setembro em direção ao Largo da Carioca.

 

17h30

? Largo da Carioca: Bandão e Coral da Escola Portátil de Música recebem os grupos para execução de “Carinhoso” e outras músicas de Pixinguinha. Grande encontro de encerramento, com a Orquestra Furiosa Portátil. Convidados Especiais: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta.

Hora que começa: 14:30 Hora que termina: 20:00

Localização:

Samba na Rede

  • A virada do ano no Rio de Janeiro vai contar
  • Quem est na regressiva pro vero 20182019 levanta a mozinha?
  • Um depoimento desse bicho  A gente que  do
  • S pra descontrair mesmo Aquele bloco carnavalesco que j nasce
  • Morreu na tarde deste sbado 15 o msico Arthur Maia
  • A casa bem que deu a dica Bar do Zeca
  • O cantor e compositor Neguinho da BeijaFlor foi homenageado nesta
  • H quatro anos lutando com muita garra contra um cncer
  • Aquele domingo com o vdeo mais fofo da semana passando

Carnaval na Rede

  • Em reunio realizada na tarde desta segundafeira 17 o presidente
  • Com a sada de mestre Marco que se desligou da
  • Mestre Marco publicou um post em sua pgina do Facebook
  • Aps um longo perodo de disputas judiciais o Acadmicos do
  • Em reunio plenria extraordinria realizada na noite da ltima segundafeira
  • A Paraso do Tuiuti trar personalidades em carro alegrico para
  • A Mangueira divulgou nota oficial informando que visando se adequar
  • A transformista cearense Yakira Queiroz vencedora do Miss Brasil Gay
  • A carnavalesca cengrafa figurinista e diretora de arte Rosa Magalhes

Intendente na Rede

  • Definida a ordem dos desfiles das 15 escolas de samba
  • Marcos Alexandre e Cosme Mrcio estaro  frente da Direo
  • Serginho Sorriso  o novo primeiro mestresala da Unidos do
  • Larissa Melo  a nova rainha de bateria da Acadmicos
  • Leonardo Jorge  o novo mestre de bateria da Acadmicos
  • A escola de samba Embalo do Engenho Novo que no
  • Esto abertas as inscries para o concurso que ir eleger
  • Egili Oliveira rainha de bateria da Mocidade Unida do Santa
  • Wagner de Barros Abobro Danilo Barros e Gabriel Tupso os

Curta nossa Fanpage

Nossas Redes Sociais

Doe Sangue

Doe Sangue

Anuncie aqui

Anuncie aqui

Que tal anunciar a sua marca nesse espaço e em todas as páginas internas do nosso site? Entre em contato com a gente e saiba mais: faleconosco@papodesamba.com.br