Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bastidores da Criação no Carnaval é tema de exposição no Paço

Compartilhe:
mangueira-desfile-das-campe%e2%94%9cus-2017_credito_leo-queiroz-32
Começa em: 13/06/2017 Termina em: 20/08/2017

mangueira-desfile-das-campe%e2%94%9cus-2017_credito_leo-queiroz-2Conhecido mundialmente e expressão da cultura popular brasileira, o carnaval carioca que desfila na Marquês da Sapucaí envolve um trabalho da comunidade que vai desde a concepção do samba enredo à produção das peças que materializam a história contada na avenida.

 

Todo esse processo transformado nos exuberantes desfiles será apresentado na exposição Bastidores da Criação – Arte Aplicada ao Carnaval, disponível ao público de 13 de junho a 20 de agosto, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

 

O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Estação Primeira de Mangueira, que abordou este ano na Sapucaí o sincretismo da fé no Brasil, um dos elementos marcantes de uma nação construída a partir de sua miscigenação cultural.

 

 

mangueira-desfile-das-campe%e2%94%9cus-2017_credito_leo-queiroz-96

 

A ideia de abordar essa herança nacional representada na crença popular partiu do carnavalesco Leandro Vieira, com o enredo Só com a Ajuda do Santo, e contou com o apoio do Iphan na pesquisa histórica, social, fotográfica e antropológica sobre o assunto, aproximando a escola de samba das comunidades tradicionais. O objetivo do projeto é apresentar o processo ancorado em uma das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro – o samba enredo –
registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2007.

 

 

 

Com textos do carnavalesco da verde e rosa e do jornalista, figurinista e mestre em história da Arte, Felipe Ferreira (autor do livro O Marquês e o Jegue – Estudo da Fantasia para Escolas de Samba) a mostra traça um painel visual que lança luz nas minucias artísticas que envolvem a produção dos desfiles tendo o projeto desenvolvido por Leandro Vieira para o último carnaval da Mangueira como material de estudo. ““A mostra reúne rascunhos originais, figurinos, fotos e miniaturas, a fim de ilustrar para o público a existência de uma produção artística que nem sempre é difundida de forma eficiente. O desfile em si é muito conhecido, mas os bastidores não. A ideia da mostra é apresentar o alto nível artístico produzido para um espetáculo reconhecidamente brasileiro tão bem definido como a tal Ópera Popular” – finaliza o carnavalesco, e curador da Exposição.

 

mangueira-desfile-das-campe%e2%94%9cus-2017_credito_leo-queiroz-128

 

Serviço:

Exposição: Bastidores da Criação – Carnaval sem Máscara
Abertura: 18h30, de 13 de junho de 2017
Período: 13 de junho a 20 de agosto
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Hora que começa: 18:30 Hora que termina: 22:00

Localização: raça XV de Novembro, 48. Centro - RJ

Samba na Rede

No images found!
Try some other hashtag or username

Carnaval na Rede

No images found!
Try some other hashtag or username

Intendente na Rede

No images found!
Try some other hashtag or username

Curta nossa Fanpage

Nossas Redes Sociais

Doe Sangue

Doe Sangue

Anuncie aqui

Anuncie aqui

Que tal anunciar a sua marca nesse espaço e em todas as páginas internas do nosso site? Entre em contato com a gente e saiba mais: faleconosco@papodesamba.com.br